Nada interrompe a queda de audiência da Globo
06/05/2014 - Abril chega ao fim com uma
péssima notícia para a maior emissora do País: sua audiência geral continua a
cair. Apesar de ter estreado a nova programação, a Globo não conseguiu reverter
a crise de Ibope. O faturamento sobe a cada ano: foram quase 12 bilhões em
2013. Porém nada parece ser capaz de impedir a fuga de telespectadores. O canal
tem perdido, em média, 10% de seu público a cada ano.
A teledramaturgia, antes
imbatível, vive um momento delicado. As três novelas do horário nobre - Meu
Pedacinho de Chão (18h), Além do Horizonte (19h) e Em Família (21h) - registram
índices muito inferiores ao ideal. Os números do Jornal Nacional são igualmente
insatisfatórios. Apresentadores que antes eram sinônimo de audiência, como Xuxa
e Renato Aragão, estão fora do ar. Apesar disso, a Globo ainda é líder
absoluta. Contudo, nunca esteve tão suscetível ao poder de escolha do
telespectador.
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Novelas
atuais, como 'Em Família', no horário nobre, não emplacaram
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Antigamente, ao ligar a TV,
sintonizava-se a Globo e, quase invariavelmente, lá se permanecia. Hoje há
opção de bons programas nos outros canais do sinal aberto — e dezenas de canais
pagos, com uma oferta praticamente inesgotável de atrações nos mais variados
estilos. A mudança de hábito do telespectador e o crescimento da concorrência
tiraram boa parte da hegemonia da Globo.
Mas isso não é um fenômeno
exclusivo da televisão brasileira. Supercanais como a Globo perdem audiência no
mundo todo. O bolo passou a ser dividido em muitas fatias. E o telespectador
tem agora a internet, o smartphone, o tablet. A TV deixou de ser a única fonte
de entretenimento eletrônico. Há outro fator: a rejeição à Globo. Por questões
ideológicas e políticas, a emissora se tornou alvo de frequentes ataques e
suposto boicote.
A expectativa da cúpula
global é reverter - ou pelo menos controlar - o esvaziamento de Ibope com a
transmissão da Copa do Mundo. Os jogos poderão aumentar o interesse pelos
programas esportivos e telejornais da emissora. Consequentemente, atrações
coladas a eles, como as novelas, têm chance de herdar alguns pontos de
audiência. A emissora tem pressa em evaporar essa nuvem de instabilidade por um
motivo especial: a comemoração de seus 50 anos, em 2015. Se a audiência continuar
a cair, o brilho da festa não será o mesmo.
Foto: TV Globo / Divulgação
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