Pesquisa revela que horário ideal para começar a trabalhar é a partir das 10 horas

Falta de concentração seria uma das consequências de acordar muito cedo.
Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Oxford revela que o horário ideal pra começar a trabalhar é depois das 10 horas da manhã. O motivo , segundo a pesquisa, é que está comprovado que a qualidade do sono interfere no desempenho profissional e que milhares de pessoas dormem menos que o ideal.
De acordo com a pesquisa, trabalhar a partir das 10 horas traria benefícios físicos para os trabalhadores, pois o relógio biológico estaria em equilíbrio e, assim, diminuiria ansiedade, disfunções do sono, pressão arterial e fadiga mental.
O estudo aponta que acordar muito cedo implica em problemas físicos e estafa mental até para crianças com idade entre 8 e 10 anos, pois com desequilíbrio no relógio biológico dos pequenos, o rendimento escolar seria afetado negativamente. Falta de concentração seria uma das consequências de acordar muito cedo.
Já em relação aos adolescentes, o estudo diz que o horário ideal para quem está na faixa etária de 16 anos é começar as atividades até às 10h e para a faixa etária de 18 anos, o ideal seria às 11h ou até mais tarde.
A pesquisa concluiu que além das poucas horas de sono, a exposição demasiada à luz das telas dos computadores e smartphones impedem o cérebro de produzir a melatonina, uma substância que avisa o corpo quando está na hora de dormir.
Quer testar a qualidade do seu sono?
Faça o teste do Instituto do Sono:
1) Tome um banho morno antes de ir para a cama
Isso ajuda o corpo a relaxar e entrar em estado sonolento mais rápido
2) Durma sempre no mesmo horário
Crie uma rotina para seu corpo se acostumar a dormir cedo
2) Coma alimentos leves
Alimentos pesados demoram a ser digeridos e isso interfere na qualidade do sono
3) Durma em ambiente escuro
No escuro, o cérebro produz o hormônio do sono, a melatonina. Isso favorece a chegada mais rápida do sono.
4) Evite ingestão de café ou estimulantes horas antes de dormir
Isso evita que o relógio biológico se desequilibre