Blogueiro é preso sob acusação de extorsão contra Prefeito de Ubajara.

Sr. Prefeito de Ubajara, José Romano
     Um empresário e blogueiro da cidade de Ubajara, município distante 304 km de Fortaleza, foi preso sob acusação de tentar extorquir o prefeito José Romano "Zezinho" em troca de não publicar matérias depreciativas em seu site (Ubajara Notícias). O homem, identificado como Antônio Carlos, foi detido em flagrante e será encaminhado para a cadeia local.
Segundo o prefeito, ele dava uma quantia para ajudar o blogueiro. Apesar da ajuda, Antônio Carlos pediu a Zezinho mais R$ 2.500 em troca de não fazer matérias em que falassem mal da administração municipal.
Diante da situação, o prefeito ligou para a Polícia e denunciou o caso. O delegado titular da Delegacia de Ubajara, Rubani Pontes Filho, conta que uma equipe foi até a sede da prefeitura, onde comprovou a extorsão, apreendeu o valor e prendeu em flagrante o blogueiro.
“O blogueiro foi preso conforme prova testemunhal e material, pedindo dinheiro para não colocar notícias depreciativas em seu site. Os policiais foram até a sede da prefeitura e comprovaram a veracidade da extorsão. Apreenderam o valor, ouviram as conversas e o infrator foi levado em flagrante delito”, explica Rubani.
O delegado esclareceu ainda que Antônio Carlos ficará preso e será conduzido para a cadeia local. Após a conclusão do inquérito policial o caso será encaminhado para o Poder Judiciário e para o Ministério Público.
Um dos responsáveis pelo blog informou que um advogado já foi contratado para fazer a defesa de Antônio Carlos.




O Site em que o Empresário é sócio emitiu uma nota de esclarecimento explicando o ocorrido.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Venho por meio deste, elucidar o fato ocorrido com o empresário Antonio Carlos Lopes Camelo. O fato ocorreu na tarde desta sexta (20), na residência do Sr. Prefeito José Romano. O encontro foi firmado na tentativa de elaborar um contrato, onde o site Ubajara Notícias não publicaria as ocorrências que poderiam denegrir a imagem da Prefeitura Municipal de Ubajara, fatos que são visíveis à toda população ubajarense.
No entanto, esse acordo foi findado com a abordagem da Polícia Civil, dando ordem de prisão ao empresário, acusando-o pelo crime de extorsão.

Porém, o que caracteriza o ato de extorsão é obrigar alguém, por meio de ameaças ou violência, a tomar um determinado comportamento, segundo o Código Penal Brasileiro, no Art. 158:
“Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa”.
Diante disso, não há provas que caracterizem esse tipo de crime. O inquérito será aferido pelo juiz plantonista na cidade de Ipú.
Também queremos deixar claro que o site Ubajara Notícias sempre foi fiel aos episódios da cidade e da região. Confirmando, em redes sociais como o Facebook, nossa página possui 14 mil seguidores e mais de 50 mil visitas por mês. Por fim, acreditamos na justiça e que os fatos serão devidamente esclarecidos. Para isso, contamos com o apoio de todos os visitantes e leitores da nossa página.